Curiosidades Endocrinológicas
- Raisa Valentini
- 29 de nov. de 2021
- 1 min de leitura

Por volta de 1883, o cirurgião Victor Horsley mostrou que, ao remover a tireoide dos macacos, eles se tornavam letárgicos, apresentavam queda dos pelos e desenvolviam os outros sintomas do mixedema, que hoje sabemos ser a forma mais grave da deficiência do hormônio tireoidiano (e que agora é raramente vista pela facilidade de acesso aos exames de rotina). Essa experiência mostrou que o mixedema era causado pela deficiência do hormônio tireoidiano, e ele sugeriu o uso de tecido da tireoide de ovelhas como forma de tratamento para humanos.
Um de seus pupilos, George Murray, foi quem formulou um filtrado a partir do tecido tireoidiano de ovelhas, que ele chamou de "pink thyroid juice". O "suco rosa" foi injetado em uma paciente de 46 anos, que apresentou melhora significativa dos sintomas após alguns meses. Ele seguiu fazendo as aplicações do tratamento regularmente e a paciente sobreviveu até os 74 anos.
Por muitos anos, o tratamento do hipotireoidismo ainda se manteve a base de hormônios formulados com extratos tireoidianos animais, mas hoje temos a levotiroxina, que é a forma sintética do hormônio da tireoide.
E aí, o que você achou do suco de tireoide?
Comments