O que você não sabia sobre T3 reverso!
- Raisa Valentini
- 12 de set. de 2022
- 1 min de leitura

Você sabe o que é T3 reverso? ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O T3 reverso é uma proteína com estrutura bem parecida com o T3, que é um dos hormônios da tireoide, mas com pequenas mudanças que o tornam biologicamente inativo. No processo normal de produção dos hormônios tireoidianos, todos nós produzimos naturalmente um pouco de T3 reverso, mas que em seguida já é degradado. Por isso, a sua dosagem não reflete a função da tireoide e não é recomendada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na maior parte das avaliações de função da tireoide dosamos apenas TSH e T4. O próprio T3 tem sua dosagem indicada junto com os demais apenas nos casos de hipertireoidismo, quando a glândula pode passar a produzi-lo em maior quantidade. Já nos casos de hipotireoidismo, o corpo naturalmente aumenta a conversão de T4 para T3, mantendo sua concentração dentro da normalidade, e por isso não dosamos o T3 nesses casos.
Além disso, os métodos laboratoriais que são usados em rotina para dosagem hormonal são sujeitos a falhas, e se a sua dosagem não for bem indicada podem acabar trazendo resultados falsos e investigação desnecessária para os pacientes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A dosagem de T3 reverso se restringe a pacientes com situação crítica, geralmente internados, em que há dúvida se a alteração de exames tireoidianos é causa por alguma doença da própria tireoide ou apenas uma adaptação à doença aguda grave. Nesses casos pode haver alteração do nível do T3 reverso e auxiliar no diagnóstico diferencial.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Resumindo: na prática do dia-a-dia, a dosagem de T3 reverso é contraindicada por não trazer informação adicional.