QUAIS SÃO OS TIPOS DE DIABETES?
- Raisa Valentini
- 17 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de ago. de 2018
Conheça um pouco mais sobre os tipos de diabetes.

O principal órgão responsável pelo controle da glicose é o pâncreas, através da produção do hormônio insulina pela célula beta, que fica em um agrupamento de células conhecido como ilhota pancreática:

As alterações de glicose que caracterizam o Diabetes Mellitus são classicamente divididas em 4 grupos:
Diabetes Mellitus tipo 1
Forma de diabetes caracterizada por ausência de produção de insulina. É uma doença autoimune (produção de anticorpos que atacam as próprias células do corpo) do pâncreas, que se manifesta quando mais de 90% do órgão já está destruído. A doença costuma ter bastante sintoma quando se manifesta, como sede excessiva, diurese aumentada e perda de peso em curto período de tempo. Geralmente se manifesta na infância e adolescência, mas alguns casos surgem após os 30 anos de idade (chamado de LADA – Latent autoimmune diabetes of the adult).
Como nesses casos o corpo não produz insulina, a forma de tratamento é com aplicações de insulina subcutânea.
Diabetes Mellitus tipo 2
Nessa forma de diabetes o corpo produz insulina, mas a célula responsável pela sua produção já apresenta algum grau de ineficiência. Além disso, outra característica importante é a resistência ao efeito da insulina. Inicialmente há uma produção aumentada de insulina, na tentativa de vencer a resistência, mas com o passar dos anos pode evoluir para insuficiência na produção do hormônio, devido à falência do pâncreas.
É mais comum em pessoas acima do peso, sedentárias e sem hábitos saudáveis de alimentação. Antigamente era uma forma de diabetes mais comum após os 40 anos, mas hoje vem crescendo o número de diagnósticos em indivíduos mais jovens, pelo estilo de vida não-saudável.
O tratamento pode ser feito tanto com medicações orais como com insulina, dependendo de cada caso.
Diabetes Mellitus gestacional
São as alterações de glicose que aparecem durante a gravidez. É desencadeado pelos hormônios produzidos pela placenta, porém precisa de uma predisposição da mulher para que isso ocorra (senão todas as gestantes seriam diabéticas!). Costuma reverter após o parto, mas justamente por aparecer em mulheres predispostas a alterações de glicose, até 50% delas podem desenvolver Diabetes tipo 2 futuramente.
Outros tipos de diabetes
Formas menos frequentes, causadas por síndromes genéticas, pancreatite crônica, tumores ou cirurgia pancreática, e por medicações.
E a nova classificação?
Existe uma nova classificação de Diabetes em discussão, proposta por um grupo de pesquisadores escandinavos. Essa proposta de estratificação em 5 grupos com diferente evolução e risco de complicações pode eventualmente ajudar a planejar o tratamento.

Tabela disponível em: http://blogdasbemrs.blogspot.com/2018/03/sobre-classificacao-do-diabetes-atual-e.html
Fontes:
– MacDonald P.E., Rorsman P. Oscillations, Intercellular Coupling, and Insulin Secretion in Pancreatic β Cells. PLoS Biol 4(2): e49. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pbio.0040049
– Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018.
– Novel subgroups of adult-onset diabetes and their association with outcomes: a data-driven cluster analysis of six variables. The Lancet Diabetes & Endocrinology. 2018.Leif Groop et al
– Site da Sociedade Brasileira de Diabetes: Sobre os cinco novos subgrupos de diabetes do adulto e sua associação com desfechos. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/publico/sobre-os-cinco-novos-subgrupos-de-diabetes-do-adulto-e-sua-associacao-com-desfechos)
– Blog da Sociedade Brasileira de Endocrinologia – Regional Rio Grande do Sul - Disponível em: http://blogdasbemrs.blogspot.com/2018/03/sobre-classificacao-do-diabetes-atual-e.html)
Fontes das imagens: raislife.com e MacDonald P. E., Rorsman P. Oscillations, Itercellular C β Cells.
留言